Quando o aniversário de uma criança se aproxima, alguns pais costumam ficar animados e se preparam com antecedência para comemorar a ocasião. Mas também existem aqueles que preferem economizar o dinheiro das despesas envolvidas em uma festa de aniversário e decidem não fazer nada. Mas isso pode ser prejudicial para as crianças, conforme mostra um estudo.
Mostramos, neste post, a importância de comemorar o aniversário das crianças e incentiva os pais a não perderem de vista o sentimento genuíno de união e alegria.
Fazer ou não uma festa
Sim, tudo mudou. O que antes era apenas uma simples festa de aniversário hoje se tornou uma comemoração temática, realizada em buffet infantil com mais de 50 convidados, mesas de doces personalizados e enfeites caros que provavelmente acabarão no lixo. Parece exagero? Bem, a pesquisadora da área de Psicologia Comportamental da Universidade do Texas (EUA) Jacqueline Woolley defende a importância de celebrar os aniversários de maneira significativa, pois as crianças, assim como os adultos, buscam explicações para os eventos pessoais. Ainda não entendeu? Explicaremos a seguir.
A importância de comemorar o aniversário
Jacqueline conduziu um estudo que envolvia a idade e a realização ou não de festa no aniversário de crianças pequenas. Foram examinadas 99 crianças de entre 3 e 5 anos. Para todas elas, foi contada uma história sobre três crianças fictícias que, por sua vez, estavam prestes a completar três anos. Para a primeira, foi feita uma grande festa de aniversário. No caso da segunda, a festa foi “fatiada”, com duas pequenas comemorações. Já a terceira criança da história simplesmente não teve festa de aniversário.
Em seguida, a equipe entrevistou as crianças para as quais foi contada a história (as 99 entre 3 e 5 anos) e perguntou a elas quais as idades das personagens da história. Os resultados surpreenderam: no caso da criança com o aniversário dividido em dois, 38% responderam que ela estaria fazendo quatro anos — como dissemos, ela estava completando três. Já para a que não teve festa de aniversário, muitas das crianças acreditavam que continuava com dois anos; ou seja, não ficou clara a demarcação de que haveria uma mudança de idade.
Mais do que Matemática…
As evidências revelaram que, para as crianças em idade pré-escolar, a experiência anual da mudança aparentemente repentina de uma idade para outra é de grande importância: como não há uma alteração física óbvia ou imediata, como acontece com outros tipos de mudanças, para elas, é como se a festa de aniversário fosse um evento capaz de, por si, provocar seu crescimento.
Vantagens de comemorar um aniversário, segundo a Psicologia Infantil
Jacqueline acredita que, para uma criança na faixa dos quatro anos, o objetivo da festa é completar cinco anos. Então é a celebração que conta. Portanto, os pais também podem considerar as seguintes vantagens desses eventos:
- Aumentam sua autoestima. Quando uma criança nota que estão celebrando uma festa para ela, também se sente amada e percebe tem um peso significativo em sua família. Ela tem clareza de que seu aniversário é importante na vida de seus pais.
- Fortalecem os laços familiares. Ter tradições familiares é algo positivo. Não importa o tamanho da comemoração, o importante é a sensação de união para celebrar algo especial.
- Estabelecem relações sociais. Convidar um casal de amigos, os avós ou toda a família para um aniversário ajuda a criança a se relacionar melhor por meio de sentimentos de companheirismo, bondade e amizade.
- Criam memórias positivas. Um estudo sobre a memória durante a fase pré-escolar indica que a maioria das lembranças infantis não é exatamente composta por recordações. Trata-se, em vez disso, de uma espécie de memória criada a partir de muitos dados coletados de diferentes fontes de maneira inconsciente, como sensações, cheiros e músicas. Portanto, criar lembranças de uma celebração pode se tornar algo realmente significativo.
- Ajuda a sedimentar uma percepção do tempo. As crianças não estão conscientes de seu crescimento, a menos que isso fique claro por meio de “marcos” e “referências”. Nesse sentido, uma das principais delas é justamente a festa de aniversário.
Uma celebração não precisa necessariamente ser exagerada
Alguns pais podem se sentir pressionados, quando se trata de comemorar o aniversário de seus filhos. No entanto, festejar mais um ano de vida das crianças não precisa ser um espetáculo. As crianças se sentem mais motivadas ou empolgadas com as celebrações que consideram suas verdadeiras necessidades emocionais e quando se sentem amadas. Portanto, pode bastar encher alguns balões, convidar os familiares, comer um bolo e assoprar uma vela para encher seu coração de alegria.
O importante não é fazer o bolo de aniversário mais sofisticado do mundo, nem dar o presente mais caro da loja mais famosa da cidade, mas transmitir o amor em um ambiente em que a criança se sinta incluída, segura e respeitada.
Fonte: https://incrivel.club/