Dados de pesquisa comprovam que a conexão com a natureza traz muitos benefícios para o desenvolvimento e para a saúde das crianças.
Estimula todos os sentidos
Brincar na natureza estimula a criatividade: Estudos com crianças escolarizadas mostram que nas áreas verdes da escola as crianças brincam de forma mais criativa e cooperativa. (Health Education Research, 2008)
Aprendizado mais ativo e explorador
Estudos nos EUA mostram que, em escolas que usam a natureza como sala de aula, há uma melhora significativa no desempenho dos alunos em estudos sociais, ciências, artes da linguagem e matemática. (American Institutes for Research, 2005)
Favorece os vínculos sociais
As crianças que brincam ao ar livre com regularidade de forma não dirigida e estruturada são mais capazes de conviver com os outros, mais saudáveis e mais felizes. (Archives of Pediatrics & Adolescent Medicine, 2005)
Inspira momentos de concentração
Além de proporcionar a experiência do belo, o acesso à natureza aumenta a paz, o autocontrole e a autodisciplina em jovens que vivem na cidade. (Journal Of Environmental Psychology, 2002)
Estimula a atividade física
As crianças que brincam em diferentes ambientes naturais são mais ativas fisicamente, mais conscientes sobre sua alimentação e mais cuidadosas com o outro. (Health Education Research, 2008)
Reduz a violência
Há forte evidência de que mesmo o mais leve contato com a natureza impacta positivamente no senso de comunidade. Há uma pesquisa que mostra que prédios cercados por vegetação apresentaram índice de criminalidade 52% menor do que prédios com baixa incidência de vegetação. (Environment and Behavior, 2001)
Fonte: criancaenatureza.org.br