O que é Airsoft?


 

O Airsoft é uma prática esportiva que tem crescido no Brasil, recebendo reconhecimento e chamando cada vez mais a atenção de quem gosta de adrenalina e temas militares. Para muitos, pode parecer apenas uma versão melhorada de paintball, mas o esporte traz uma história e disciplina própria que é motivo de muito orgulho para quem o pratica.

Como a comunidade Promobit tem uma boa base de praticantes dessa modalidade e recebe com frequência promoções de armas de airsoft, nós preparamos este Guia de Airsoft para iniciantes para todos aqueles que querem conhecer mais sobre o tema.

O que é o Airsoft?

O Airsoft é um jogo de simulação militar em que os jogadores utilizam armas de pressão que são réplicas de armas reais para encenar operações militares e policiais, utilizando-se de práticas militares verdadeiras. Uma partida pode ser praticada ao ar livre ou em ambientes fechados e pode contar com uma variedade de números de jogadores, desde grupos pequenos até disputas com mais de 1500 participantes, como o Border Wars.

A munição das armas são projeteis de plástico, com 6mm de diâmetro, chamadas de Ball Bearings, ou BB’s. Dentro da prática do esporte, é incentivada a honestidade. Como as balas não possuem tinta, é o jogador atingido que deve sinalizar aos outros que foi alvejado.

Os participantes devem também utilizar equipamentos de proteção, como colete, capacete e óculos de proteção, afinal, apesar de não serem balas de verdade, elas ainda podem causar machucados.

Como surgiu o Airsoft?

A origem do Airsoft está, curiosamente, no Japão. Entre 1970 e 1980 o país controlava fortemente a venda e circulação de armas de fogos (controle que segue ainda hoje), o que levou os entusiastas por armas de fogo a procurarem uma alternativa para praticar tiro. Aos poucos, empresas e estúdios de cinema perceberam que as armas de pressão eram uma ótima alternativa para substituir as armas de verdade e a fama delas começou a se espalhar.

Focado na prática de entretenimento, o Airsoft começou a fazer sucesso pelo mundo, sendo jogado por entusiastas de diversas idades e profissões como lazer.

A prática do esporte ainda é muito forte no oriente, inclusive com Taiwan sediando a copa do mundo do Airsoft, a G&G WOLRD CUP.

Como funciona uma disputa de Airsoft?

As partidas de Airsoft são geralmente chamadas de missões. Uma missão pode envolver uma ou mais equipes disputando um objetivo comum ou tentando bloquear uma a outra. Existem muitos tipos diferentes de partidas, alguns dos mais comuns são:

Mata-mata

Neste tipo de missão, vence o time que conseguir eliminar todos os membros do time adversário primeiro. Pode ser jogado em dois ou mais times.

Captura da bandeira

Nesta missão, o time deve capturar a bandeira do time adversário e trazê-la para seu território, enquanto o outro time tentará a mesma coisa, sendo necessário defender sua própria bandeira enquanto tenta conquistar a do adversário.

VIPs

O diferencial dessa missão é a presença de um personagem VIP, ou um civil, que deve ser protegido por uma das equipes, enquanto a segunda equipe deve tentar sequestrá-lo ou eliminá-lo. É possível também ter mais de um personagem VIP em uma única partida.

Qual a diferença entre CQB e Campo Aberto?

O CQB, abreviação de Close Quarters Combat (“combates a curta distância”, em tradução livre), é um dos tipos de “cenário” em que pode ocorrer uma partida de Airsoft. Costumam ser lugares fechados, que simulam, em geral, um ambiente urbano. Nessa modalidade, é dada preferência para armas de curto e médio alcance, como pistolas e rifle de assalto, já que os jogadores possuem menos mobilidade.

Já o Campo Aberto é, como o nome sugere, um espaço aberto, geralmente mais rural, utilizando elementos da natureza como obstáculos, como árvores. Nesse tipo de jogo, a prioridade é o uso de equipamentos de longo alcance, como sniper, DMR e outros rifles de longo alcance.

 

Fonte: promobit.com.br

Foto: pixabay