O brincar possui grande significado na vida dos pequenos e as brincadeiras ao ar livre podem ser ainda mais divertidas.
A luz do sol, o vento no rosto e vários outros aspectos representam vantagens para a saúde, tanto física como psicológica.
Segundo o educador físico da Medicina Preventiva da Unimed Fortaleza, Abel Rodrigues, é fundamental que a criança tenha estímulos desde cedo para as práticas esportivas, além de ideal para o desenvolvimento, coordenação, equilíbrio e agilidade é muito importante para fortalecer o sistema imunológico também.
Ainda segundo o profissional, é importante desde cedo estimular a psicomotricidade, visando o equilíbrio e o desenvolvimento motor e intelectual da criança, pois sem esse estímulo a criança pode potencializar um bloqueio e se isolar pro resto da vida. Lembrando que crianças menores de 16 anos precisam da autorização de um responsável e não é aconselhada a prática de esportes radicais para elas.
Experiências como essas são fundamentais para o desenvolvimento infantil. Quando a criança pratica esportes na natureza, ela se move com mais liberdade, se descobre e explora o mundo. “Brincar ao ar livre previne a obesidade infantil, uma doença cada vez mais frequente na nossa sociedade. Desligar a televisão, levantar do sofá e sair para a rua para patinar ou andar de bicicleta, por exemplo, são atividades recomendadas para toda a família”, diz Abel.
Fonte: https://www.unimedfortaleza.com.br