Sabemos que a exposição solar excessiva pode causar prejuízos para a saúde da pele – queimaduras, manchas, envelhecimento precoce e câncer da pele.
Por outro lado, não podemos considerar o sol um total vilão da história, até porque, sendo aproveitado no horário apropriado, os raios UV podem proporcionar benefícios importantes para a pele e organismo, como a absorção da vitamina D.
Quer saber como desfrutar dessa substância?
Os benefícios da vitamina D para o corpo e organismo
Existe o lado bom e ruim de pegar sol. O excesso de exposição solar pode causar muitos problemas, como manchas, melasma, envelhecimento precoce e melanoma. Por outro lado, se você aproveitar o melhor horário, os raios solares podem proporcionar a produção de vitamina D – hormônio que diminui o risco de fraturas ósseas, osteoporose, além de reduzir o surgimento de doenças crônicas, como as cardiovasculares, as autoimunes e o câncer.
Afinal de contas, como a vitamina D pode ser estimulada?
Segundo Sociedade Brasileira de Dermatologista existem algumas maneiras de estimular a vitamina D no organismo, como a reposição oral, que pode ser feita com acompanhamento médico, e a absorção através do banho de sol. O melhor horário para exposição e garantir essa substância no corpo é antes das 10 horas da manhã e depois das 15 horas da tarde nas áreas expostas por 5 a 10 minutos todos os dias. Desta forma, conseguimos sintetizar a vitamina sem sobrecarregar regiões.
Não deixe de usar o filtro solar, principalmente nos horários de pico
Na prática, é importante não esquecer do uso do filtro solar. Portanto, use protetores com FPS 30, no mínimo, de acordo com o seu tipo de pele. Além disso, lembre-se de reforçar o filtro solar, principalmente nos horários de pico.
Fonte: https://www.dermaclub.com.br/