Os benefícios de brincar ao ar livre


Dados de pesquisa comprovam que a conexão com a natureza traz muitos benefícios para o desenvolvimento e para a saúde das crianças.

Estimula todos os sentidos

“Criança feliz, feliz a brincar, mil brincadeiras eu vou inventar”

Brincar na natureza estimula a criatividade: os brinquedos são criados e reinventados a partir de recursos encontrados durante a brincadeira: o galho que vira espada, a folha que vira um barquinho… Estudos com crianças escolarizadas mostram que nas áreas verdes da escola as crianças brincam de forma mais criativa e cooperativa.

Aprendizado mais ativo e explorador

“As estrelas nascem no céu, os peixes nascem no mar, não canso de investigar”

Estudos nos EUA mostram que, em escolas que usam a natureza como sala de aula, há uma melhora significativa no desempenho dos alunos em estudos sociais, ciências, artes da linguagem e matemática.

Favorece os vínculos sociais

“Eu com as quatro, eu com ela, eu com todo mundo junto”

As crianças que brincam ao ar livre com regularidade de forma não dirigida e estruturada são mais capazes de conviver com os outros, mais saudáveis e mais felizes.

Inspira momentos de concentração

“Alecrim, alecrim dourado que nasceu no campo sem ser estressado”

Além de proporcionar a experiência do belo, o acesso à natureza aumenta a paz, o autocontrole e a autodisciplina em jovens que vivem na cidade.

Estimula Atividade Física

“Palma, palma, palma, pé, pé, pé, roda, roda, esbanjando alegria”

As crianças que brincam em diferentes ambientes naturais são mais ativas fisicamente, mais conscientes sobre sua alimentação e mais cuidadosas com o outro.
Reduz a Violência

“Pirulito que bate bate, para de bater quando brinca”

Há forte evidência de que mesmo o mais leve contato com a natureza impacta positivamente no senso de comunidade. Há uma pesquisa que mostra que prédios cercados por vegetação apresentaram índice de criminalidade 52% menor do que prédios com baixa incidência de vegetação.

 

Fonte: criancaenatureza.org.br