1. Esqueça os equipamentos eletrônicos! Estimule as crianças com brincadeiras que nós fazíamos nas férias, como:
– Queimada
– Dança da cadeira
– Gato mia
– Esconde-esconde
– Pular corda
– Amarelinha
– Passa anel
– Telefone sem fio
– Futebol
– Brincar de casinha e andar de bicicleta.
2. Monte um delicioso piquenique!
Separe uma toalha quadriculada, pães, frutas, sucos e bolos e faça um piquenique com a ajuda dos pequenos. Crianças adoram essas brincadeiras. Pode ser no parque, na praça, no quintal ou até na sala… O importante é vocês estarem juntos, interagindo. Aproveite esse momento para contar histórias, cantar e conversar.
3. Revezar faz bem!
Já pensou em, durante as férias com os filhos, revezar com sua amiga os momentos de brincadeiras e lanche com as crianças? Então, que tal convidar um ou mais amiguinhos do seu filho para brincar com vocês? Um dia, o encontro é na sua casa, no outro, na casa do amiguinho. Assim, conseguimos revezar os cuidados com os pequenos, otimizando o tempo deles e o nosso.
4. Proponha um final de semana diferente
Passe um final de semana diferente com seu filho: pegue uma praia, vá a um sítio, mude de ares e aproveite o convívio com a família.
Pegue uma praia, vá para um sítio, faça algo que saia da rotina e aproveite o convívio em família.
5. Aposte na festa do pijama!
Prepare algumas cabaninhas com lençol, separe alguns livros e lanchinhos e crie uma noite diferente das demais. E lembre-se: fazer uma festa do pijama é divertido e vale para muitas crianças ou só para você, seus filhos e seu marido.
6. Visite parques, teatros, cinemas!
Assistir a um filme, uma peça teatral, conhecer um museu, ou até mesmo aqueles parques que possuem apenas uns brinquedos e muito espaço para correr é diversão na certa. Ah, e para não gastar muito, leve lanches, água e suco de casa.
7. Invista em cursos diferenciados!
Procure informações de locais que oferecem cursos de férias, como aulas de pintura, dobradura, culinária, canto, circo, teatro… Se você puder participar, mesmo que seja um pouquinho, melhor ainda!!! Afinal, o que é pouco para nós, pode ser muito para nossos filhos.
8. Nas férias com os filhos, faça arte!
Separe uma roupa velhinha, tintas, pincéis, areia, massinha de modelar, glitter, papel, tesoura sem ponta, cola, lápis de cor, giz de cera e todo tipo de material adequado para fazer muitas a artes. O importante é instigar a criança a usar a imaginação. E, quando a bagunça artística acabar, que tal um delicioso banho de mangueira no quintal?
9. Cozinhe com a família!
Acredite, as crianças adoram ajudar na cozinha e ser chef. Por isso, que tal, uma vez na semana, convidar seus filhos para ajudarem a preparar um lanche bem gostoso, com direito a sobremesa, vitaminas etc.? Afinal, nas férias, o importante é proporcionar momentos diferentes da rotina do dia a dia.
10. Organize um sarau mirim!
A ideia é convidar alguns amiguinhos e primos dos seus filhos e estimular a garotada a ler, a ouvir e a interagir com várias histórias. No final, você pode propor para eles criarem um teatrinho juntando todas as histórias que foram contadas.
Fonte: https://casaeambientebebe.com.br/