Pode não parecer, mas a adrenalina não serve apenas para deixar alerta ou informar o organismo que está acontecendo algo fora da zona de conforto, ela é importante para a manutenção da vida e impacta positivamente todo mundo, desde que esteja nas medidas certas!
Quer saber um pouco mais? Então leia abaixo um pouco mais sobre esse hormônio e quais são os benefícios da adrenalina na sua vida!
O que é adrenalina?
A adrenalina é um hormônio produzido no corpo e liberado pelas glândulas suprarrenais, que encaminham esse neurotransmissor para a corrente sanguínea. Ela prepara o organismo para informar situações não comuns, como estresse, risco e até algo inesperado. É por isso que as pessoas ficam em estado de alerta quando acontece algo fora do comum, seja positivo ou negativo.
Ela será liberada em situações como:
- Conquistas inesperadas.
- Sensação de perigo iminente.
- Pratica algum esporte radical.
- Quando é necessário sair da zona de conforto.
- E outras situações.
Ou seja, a adrenalina é bem comum na vida de todos, porém a grande maioria pensa que ela existe apenas em situações adversas e nunca para algo positivo. Porém, saiba que é possível aproveitar esse hormônio da melhor forma, pois ele também impacta positivamente o corpo e a mente.
Efeitos da adrenalina no corpo
1. Aumenta a imunidade
A adrenalina pode ser liberada durante a prática de exercícios físicos, pois o corpo está ativo e na luta para superar os limites, logo, como está consumindo energia e é benefício para regular a saúde do corpo, um dos principais benefícios da adrenalina é o aumento e fortalecimento da imunidade.
Além disso, ela irá ajudar no combate da fadiga e até servir como um dose diária de ânimo para combater o estresse e não ficar sobrecarregado com as demandas do dia.
2. Melhora a confiança
A sensação de coração acelerado ajuda a pensar mais rápido e buscar por soluções úteis e até simples, logo, se você souber utilizar a dose de adrenalina a seu favor, é bem capaz que sua confiança seja melhorada, vez que vai saber como lidar com problemas ou surpresas no dia a dia.
Com isso, estresses e até rotinas que estão constantemente sob pressão serão controladas, o que ajuda inclusive no desempenho e no controle das emoções. Mas vale lembrar que são em doses controladas, então evite ambientes que irão te sobrecarregar sem necessidade!
3. Ajuda na autoestima
Aliada com o benefício anterior, a adrenalina vai ajudar também no crescimento da autoestima, vez que você aprende a não desistir e saber sempre entregar o melhor de si. Ou seja, limites são estabelecidos e seu corpo não vai estar apático ou totalmente desgastado por situações inconvenientes.
Para além, você aceitando as limitações do seu corpo, começa a respeitar os seus desejos e a prestar mais atenção em si e nos seus projetos pessoais, então além da autoestima, você estará priorizando a sua saúde e qualidade de vida, conseguindo conciliar os serviços com as demais áreas da sua vida!
4. Aumenta o bem-estar
Se você aprendeu a lidar com a rotina e sabe usar as sensações e efeitos da adrenalina de forma positiva, você estará preparado para ter bem-estar da melhor maneira possível: respeitando você e contornando situações complicadas.
Ou seja, outros dos benefícios da adrenalina será o aumento do bem-estar, pois ela vai te auxiliar a entender e processar o que está acontecendo, sem ter o sentimento de culpa, apenas com sensações positivas e com a consciência limpa que está tentando o seu melhor.
5. Aliada à qualidade de vida
Por fim, um grande benefício da adrenalina é que ela será uma aliada da qualidade de vida, pois você estará apto e preparado para tudo o que acontecer na sua vida, seja positivo ou negativo. Esse hormônio impacta de diversas maneiras no organismo, então é perceptível que o autoconhecimento é grande.
Porém, vale lembrar que isso ocorre com o tempo e não do dia para a noite, ou seja, não queira ter doses excessivas de adrenalina no sangue, pois já sabe quais serão os efeitos negativos no seu organismo. Deixe as situações e a sua vida fluírem para ela ser utilizada no momento certo!
Fonte: treinus.com.br
Foto: pixabay